Apresentação

Pesquisa na Suíça

A maioria da pesquisa básica com financiamento público é realizada nas universidades cantonais e na área das ETHs. Sendo que este último inclui além duas ETHs em Zurique, respectivamente em Lausanne também quatro institutos de pesquisa especializados: O instituto Paul Scherrer IPSI, o Instituto Federal de Pesquisa para Floresta, Neve e Paisagem – WSL, O Instituto Federal de Pesquisa e Testes em Materiais – Empa, assim como o Instituto de Pesquisas Aquáticas - Eawag. As universidades se dedicam principalmente à pesquisa e ao desenvolvimento aplicado.

Clique aqui para ter uma visão abrangente das várias faculdades suíças.

Para solicitar uma bolsa de doutorado, pós-doutorado ou pesquisa para doutorado sanduíche ou pós-doutorado, o candidato deve obter, primeiramente, o aceite da Universidade/Instituição no exterior, e em seguida fazer sua inscrição aqui no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras, conforme modalidade em que deseja participar.

O aceite da Universidade/Instituição no exterior é pré-requisito para solicitação da bolsa de estudos, e pode ser obtido de duas formas: contato direto do candidato com a Universidade/instituição em que deseja estudar, ou contato por meio dos parceiros do Programa CsF no país de destino.

Para outros parceiros, consulte as informações em cada país aqui. Caso o país de seu interesse não conste informação de parceiros, entre em contato através do e-mail cienciasemfronteiras@cnpq.br.

Veja aqui o Calendário de Chamadas para 2014.