Apresentação

Oportunidades para realização de Doutorado Pleno nos Estados Unidos 

 

 

A LASPAU é um dos parceiros do Programa Ciência sem Fronteiras nos Estados Unidos, e será responsável pela colocação e acompanhamento dos candidatos interessados em fazer o doutorado pleno, mas que ainda não possuem a carta de aceite da Universidade/Instituição americana.

Assim, se você tem interesse em realizar seu doutorado nos EUA, faça sua inscrição no Portal da LASPAU e assim que receber  o documento atestando a pré-seleção do candidato pela LASPAU, faça sua inscrição no Portal do Ciência sem Fronteiras para concorrer à bolsa de doutorado. 

O formulário de inscrição no portal do CsF, deve ser enviado conforme instruções na página específica. Nesta etapa, não é necessário apresentar a carta de admissão da universidade/instituição de destino, apenas o documento atestando a pré-seleção do candidato pela LASPAU. Ou seja, você precisará aguardar o documento da LASPAU atestando a sua pré-seleção para fazer a inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras.

O doutorado terá início nos meses de agosto/setembro de 2013.

Para participar da seleção, o candidato deverá atender os seguintes pré-requisitos:

  • Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;
  • Ter proficiência do idioma inglês com o resultado mínimo de 550 pontos na modalidade Paper Based Test ou 79-80 pontos na modalidade Internet Based Test do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), ou no mínimo de 6,0 pontos do International English Language Test (IELTS);
  • Deve prestar o exame Graduate Record Examinations (GRE) e o exame TOEFL ou IELTS até 20 dias antes do prazo da submissão da proposta. Informações sobre a preparação para o exame GRE podem ser encontradas por meio dos centros de orientação EducationUSA em todo o Brasil.

A seleção final do bolsista só será confirmada após a colocação em um programa de doutorado em uma universidade/instituição dos EUA e aprovação pela CAPES e pelo CNPq.

 

Para outros parceiros, consulte as informações em cada país aqui.

 

Veja aqui o Calendário para as Chamadas de 2013 do Programa Ciência sem Fronteiras.