Inria

 

O Inria, Instituto Nacional Francês para a pesquisa em Ciências Computacionais, opera sob a autoridade conjunta do Ministério da Pesquisa e do Ministério da Indústria, dedica-se à investigação fundamental e aplicada, no cruzamento das ciências da computação e matemática.

Estrategicamente localizado em oito centros de pesquisa na França, Inria possui 4300 funcionários, dos quais 3400 são cientistas, trabalhando em cerca de 200 equipes de investigação. Muitos membros da equipe também são professores e supervisionam cerca de 1200 estudantes de doutorado.

O Inria é organizado em torno de cinco principais campos de pesquisa:

  • Matemática Aplicada, Computação e Simulação Algorítmica
  • Programação de Software e Arquitetura;
  • Redes, Sistemas e Serviços;
  • Computação Distribuída, percepção, cognição, Interação
  • Ciências da Computação para Medicina, Biologia e Meio Ambiente.

Por quase 40 anos, Inria desenvolveu uma cooperação forte e frutífera com o Brasil nas áreas de TI e Matemática, através de programas bilaterais e regionais, bem como as trocas múltiplas envolvendo pesquisadores brasileiros e doutorandos. O instituto oferece oportunidades de vagas para Doutorado Pleno, Doutorado sanduíche e Pós-doutorado. Os estudantes interessados podem clicar aqui para encontrar uma lista de tópicos de pesquisa, ou entre em contato com cientistas que trabalham diretamente INRIA em projetos de potencial interesse.