Parceiros

Oportunidade de Pesquisa no Japão para Pesquisadores Brasileiros Pós-Doutorados

O MEXT – Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão está colaborando com a CAPES e o CNPq no Programa Ciência sem Fronteiras provendo informações aos pesquisadores brasileiros pós-doutorados que tenham interesse em realizar pesquisas no Japão.

Neste website, pesquisadores brasileiros pós-doutorados interessados poderão pesquisar universidades japonesas e institutos de pesquisa que poderão recebê-los: http://www.mext.go.jp/english/science_technology/1319964.htm.

  • Lista das Universidades e Institutos de Pesquisa

No Programa Ciência sem Fronteiras, a carta de aceite da universidade ou do instituto de pesquisa é pré-requisito para a candidatura à bolsa. Segue a lista de universidades japonesas e institutos de pesquisa que estão interessadas em receber pesquisadores brasileiros pós-doutorados: http://www.mext.go.jp/component/english/__icsFiles/afieldfile/2012/08/09/1323901_01_2.pdf.

 

Se você é um pesquisador brasileiro pós-doutorado interessado em realizar pesquisa no Japão, utilize a lista acima para encontrar um supervisor no Japão e conseguir a pré-aprovação da carta de aceite.  Faz-se necessário mencionar que também há a possibilidade de conseguir a pré-aprovação de uma carta de aceite de universidades ou institutos de pesquisa japoneses que não estejam relacionados na presente lista. 

  • Links Importantes

ReaD & Researchmap

Link para o banco de dados de pesquisadores japoneses. Você poderá pesquisar por Nome, Instituição ou Palavra-chave.

 

http://www.jasso.go.jp/links/links_sj_e.html

Link para as universidades japonesas disponibilizadas pela JASSO - Organização dos Serviços Estudantis do Japão.