CIFRE-Brasil

O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Republica da Franca promovem a integração entre empresas e instituições de ensino superior e pesquisa, no intuito de estimular a pesquisa colaborativa e apoiar as atividades de desenvolvimento e inovação no setor privado.

O programa CIFRE - Convênio Industrial de Formação através da Pesquisa -, atende esse objetivo por meio do apoio às empresas que contratam um doutorando cuja tese constituir sua missão, em cooperação com um laboratório acadêmico.

O programa CIFRE-International/Brasil será cofinanciado pela França e o Brasil, sendo executado por meio do CNPq e da ANRT, uma agência de fomento à pesquisa e inovação do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França, permitindo que estudantes brasileiros sejam contemplados com uma formação doutoral e industrial.

Além disso, a França, conforme sua Estratégia Nacional de Pesquisa e Inovação, deseja consolidar sua cooperação científica e técnica com o Brasil, notadamente por meio de instrumentos de mobilidade para os pesquisadores.

O formulário de submissão de propostas para Doutorado Pleno em Empresas na França estará disponível a partir de Abril de 2013, clicando aqui. O candidato receberá o resultado de sua submissão aproximadamente 5 meses após o envio da proposta.

Previamente, o candidato poderá acessar o fluxo do programa e, futuramente, as vagas disponibilizadas pela ANRT e as empresas francesas para a realização do Doutorado pleno, clicando aqui

 

Entenda mais sobre o processo:

O CIFRE-BRASIL

Após o acordo assinado em fevereiro de 2013 com o Conselho Nacional pde Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a ANRT, o Ministério da Educação Superior e de Pesquisa abriu o dispositivo de bolsas CIFRE a uma cooperação com o Brasil para o financiamento de estudos doutorais em empresas na França.

Desde 2013, 10 bolsas Cifre, cofinanciadas com o CNPq e posteriormente até 30 bolsas por ano, permitirão aos estudantes brasileiros fazerem seu doutorado na França em um contexto de pesquisa em parceria. Esse acordo se insere no âmbito do programa “Ciência sem fronteiras” implementado pelo Governo Federal do Brasil.

O princípio e as condições de concessão são idênticas àquelas do dispositivo Cifre, administrado pela ANRT, parceira do novo programa.

Condições

O candidato

A empresa

O laboratório acadêmico

Ser brasileiro

Ser sediada França

Estar ligado a um estabelecimento de ensino superior e de pesquisa ou a um organismo de pesquisa francês

Ter obtido seu de mestrado na França ou seu Mestrado no Brasil há menos de 3 anos

Recrutar o doutorando com um salário bruto anual mínimo de 23 484 €

Estar ligado à Escola doutoral de inscrição do doutorando

Voltar no Brasil no final do Cifre

 

Adaptar os trabalhos do doutorando no plano acadêmico

O CNPQ da um apoyo financeiro com a viagem e à instalação na França

 

 

A empresa recebe uma subvenção anual de 14 000 €, pagos pela ANRT. Os trabalhos do doutorando e as despesas geradas pela colaboração com o seu laboratório de referência são elegíveis ao incentivo fiscal para pesquisa.

Procedimento:

 

  • As candidaturas são examinadas ao longo do ano sem período específico de encerramento de inscrições;
  • O candidato brasileiro pode enviar seu currículo livremente à cifre@anrt.asso.fr para adiantar a análise e colocação nas empresas francesas parceiras;
  • O candidato se inscreve no Portal do Ciências sem Fronteiras para obter a validação de sua candidatura em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/franca4.
  • A empresa busca online seu pedido de Cifre especificando « Cifre-Brasil » : http://www.anrt.asso.fr/