Taxas Escolares / Bancada

 

Pagamento de taxas acadêmicas às instituições no exterior pela CAPES => Mais informações pelo telefone 0800-6161610800-616161 FREE, opção 7 e pelo formulário Fale Conosco.


Pagamento de taxas acadêmicas às instituições no exterior pelo CNPq.

O pagamento das taxas acadêmicas (tuition and fees) para as modalidades de SWG, GDE e SWE é feito diretamente pelo CNPq à instituição parceira conveniada ao Programa ou, na hipótese de não haver acordo coletivo, à instituição de destino.

Portanto, antes de solicitar a Instituição de destino no exterior o envio do Invoice (fatura) ao CNPq, certifique-se com o atendimento@cnpq.br e/ou com o parceiro local se esta não foi enviada anteriormente.

Consulte os parceiros locais em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/paises-parceiros (nos níveis de graduação e pós-graduação).

Providências da Instituição Parceira Local para o cobrança de taxas escolares (modalidades SWG, GDE e SWE) e/ou taxa de bancada (somente nas modalidades GDE e SWE):

A instituição parceira deverá emitir fatura (invoice) com a relação dos bolsistas, discriminando as taxas e os valores que estão sendo cobrados e o período a que se referem (solicitar modelo de planilha ao atendimento@cnpq.br).

Providências das Universidade Estrangeira para o cobrança de taxas escolares (modalidades SWG, GDE e SWE) e/ou taxa de bancada (somente nas modalidades GDE e SWE):

  • No caso de cobrança feita diretamente pela instituição de destino, a fatura (invoice) deverá ser emitida em nome do bolsista e ter a discriminação do tipo das taxas e dos valores que estão sendo cobrados e o período a que se referem, além do número do processo de concessão de bolsa do CNPq. Nesse caso o bolsista terá que “atestar” a veracidade das informações contidas no referido documento, conferindo, datando-o e assinando-o.

Em ambos os casos, a invoice sempre deverá conter os dados bancários da instituição beneficiária.

O pagamento dessas faturas será efetuado por meio de Folha de Pagamento de Taxas Escolares, mensal, levando-se em consideração a data de recebimento. A fatura recebida no CNPq até o dia 15 será incluída na Folha de Pagamento do mesmo mês, sendo que o crédito será efetuado até o 25º dia do mês subsequente.

** verifique se há uma instituição parceira representando sua universidade antes de enviar a Invoice diretamente ao CNPq. Caso haja um representante conveniado ao CsF, o trâmite de pagamento deverá ser intermediado pelo parceiro, ficando o valor das taxas escolares e das taxas de bancada sujeitas à revisão, em razão de especificidades dos acordos firmados. Ex: UUK (Reino Unido), CALDO e CBIE (Canadá), Go8/ATN (Austrália), KFPP (Coreia), NUFFIC (Holanda), ARES e VLHUR (Bélgica), UNZ (Nova Zelândia), LASPAU (pós graduação nos EUA), Ministério da Educação, Cultura e Esporte  (Espanha) etc.

Atenção:

O CNPq será responsável pelo pagamento das taxas acadêmicas referentes ao curso de Graduação Sanduíche no Exterior, Doutorado Pleno no Exterior e Doutorado Sanduíche no Exterior, desde que constantes na proposta, relacionadas ao plano de estudos aprovado e autorizadas previamente pelo CNPq.

Taxas requeridas para o uso de bibliotecas, laboratórios e de acesso a computadores no interior do Campus também serão cobertas. O CNPq não arcará com despesas que, embora obrigatórias, estejam relacionadas com curso de idiomas (nos casos da pós graduação), seguro  saúde e de vida (caso o valor seja pago ao bolsista), serviço médico e equivalente, estacionamento e transporte, associações estudantis e profissionais, esporte e centros de atividades físicas, fotocópias, documentos e declarações expedidos, e outras, sendo de inteira responsabilidade do bolsista saldá-los.

Para a modalidade de graduação sanduíche será financiado, a critério do CNPq, curso de idioma no período anterior as atividades acadêmicas, não sendo possível o pagamento de curso de idioma extra concomitante ao semestre acadêmico ou em período de recesso acadêmico.