Noruega

2014

Noruega – SIU nº 198/2014

Chamada Pública para bolsa de Graduação Sanduíche na Noruega. 

  1. Retificação Chamada nº 198/2014 - 24/10/2014;
  2. Publicação da retificação do DOU – 24/10/2014;
  3. Edital da Chamada nº 198/2014  – 15/08/2014;
  4. Link para a página de inscrição;
  5. Parceiro NORUEGA-SIU.

2013 

Noruega - SIU - Edital nº 161/2013

Chamada Pública para bolsa de Graduação Sanduíche na Noruega.

  1. Edital da chamada nº 161/2013 (texto completo com a retificação) – 29/11/2013;
  2. Publicação da alteração e prorrogação no DOU – 29/11/2013;
  3. Edital da chamada nº 161/2013 (texto completo) - 14/10/13;
  4. Link para a página de inscrição;
  5. Parceiro Noruega/SIU.

2012

Chamada Pública para bolsa de Graduação Sanduíche na Noruega. 

  1. Texto Original;
  2. Retificação III (15/02/13)
  3. Retificação II (09/01/13); 
  4. Retificação I (28/11/12);
  5. Formulário de Inscrição (até 25/01/13);
  6. Formulário de envio de exame de proficiência (até 13/02/13);
  7. Parceiro na Noruega: SIU.
  8. Formulário Noruega: preenchimento até 1° de março de 2013.

 

Visto de Residência para estudantes

Assim que os estudantes receberem uma carta de aceitação da instituição norueguesa, eles devem solicitar um visto de residência para estudantes. Mais informações sobre o processo de inscrição podem ser encontradas na página web da Direção Norueguesa de Imigração: http://www.udi.no/Norwegian-Directorate-of-Immigration/Central-topics/Studies/How-do-I-apply-for-a-residence-permit-for-students/  .

Os estudantes devem fazer seu registro online (https://selfservice.udi.no/) e agendar uma entrevista na Embaixada da Noruega em Brasília ou no Consulado Norueguês no Rio de Janeiro. A lista de documentos necessários para solicitação do visto de residência para estudantes está disponível no sítio da Embaixada da Noruega: http://www.noruega.org.br/. Os estudantes também podem contatar a embaixada em caso de dúvidas a respeito do processo de pedido de visto.

O processamento de um pedido de autorização de residência para os estudantes leva de seis a dez semanas, a partir da data que foi recebido, mas pode levar mais tempo ainda. Os alunos são, portanto, aconselhados a iniciar o processo de aplicação imediatamente após receber a carta de aceitação da instituição. Em geral, instituições norueguesas têm desenvolvido o bom funcionamento dos sistemas de informar os alunos sobre o processo, bem como fornecer a documentação necessária para se certificar de que os alunos são capazes de chegar à Noruega para o semestre começar cedo / meados de agosto. Por favor, note que uma garantia de financiamento da CAPES para bolsistas individuais serão necessários para que os alunos obtenham uma autorização de residência.

Seguro saúde e seguro viagem

Estudantes extrangeiros que vão ficar na Noruega por um período de 3-12 meses podem solicitar a adesão voluntária no regime de Seguro Nacional de Saúde. A adesão voluntária permite que os estudantes tenham serviço de saúde em condições iguais à dos outros moradores noruegueses. A adesão é gratuita para os alunos. Geralmente leva de três a quatro semanas para o estudante obter uma adesão voluntária no regime de Seguro Nacional de Saúde. Durante este período os alunos não estão cobertos pelo seguro. A SIU recomenda, portanto, que os alunos tenham um seguro do Brasil que cubra despesas médicas até quando a filiação do aluno ao Nacional de Saúde Regime de Seguro esteja disponível. Os estudantes devem ter também um seguro que é válido por toda a estadia e que cubra as despesas não cobertas pelo regime de Seguro Nacional de Saúde, como um seguro de viagem ou um seguro de "estudo no exterior". Para mais informações, consulte http://studyinnorway.no/Study-in-Norway/Health-insurance e http://www.nav.no/English/Staying+in+Norway/Foreign+student+in+Norway

Assim que os estudantes forem admitidos a uma instituição norueguesa, a instituição irá informar os alunos sobre os requisitos de visto, seguro e outros requisitos necessários para estudar na Noruega. Veja também um exemplo de informação prática fornecida para estudantes internacionais em uma das universidades, a Universidade de Bergen: http://www.uib.no/education/practical-information/your-guide-brochure

 

·         A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente pelo sitio http://www.capes.gov.br/faleconosco escolhendo a opção Ciências sem Fronteiras e posteriormente Bolsas no Exterior ou 0800616161 opção 0 e subopção 1, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h00 às 20h00, observado o horário oficial de Brasília /DF.

·         O atendimento a proponentes com dificuldades no acesso ao Formulário de Inscrição do Programa Ciência sem Fronteiras será feito pelo endereço bex_cgin@capes.gov.br ou (61) 2022 6830, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h00 às 20h00, observado o horário oficial de Brasília/ DF.