Bolsistas e Investimentos

Neste espaço do Portal serão apresentadas as informações relativas aos bolsistas contemplados pelo Programa Ciência sem Fronteiras, incluindo os dados: modalidade de bolsa, área de atuação prioritária, instituição de origem e país de destino.

IMPORTANTE: Esclarecimentos em relação ao número de bolsas concedidas e ao número de bolsas implementadas

Em relação aos dados de execução do Programa Ciência sem Fronteiras deve-se considerar a diferença existente entre o número de bolsas concedidas e o número de bolsas implementadas divulgados no portal do CsF. A seguir:

  • as bolsas concedidas são aquelas que já receberam parecer favorável e que foram aceitas pela instituição no exterior (resultados divulgados das Chamadas)
  • as bolsas implementadas são aquelas nas quais já foi realizado pelo menos um pagamento para o bolsista, mesmo não iniciado o período de sua vigência. Ou seja, parte dos recursos são pagos antes da ida do bolsista ao exterior  para permitir a compra das passagens, pagamento do seguro saúde, quando for o caso e outras despesas necessárias à viagem.

Portanto, o número de concessões antecede o de implementações (indicado no mapa bolsistas pelo mundo e no Painel de Controle).

  1. Clique aqui para conhecer os bolsistas pelo Mundo.
  2. Clique aqui para conhecer o número de bolsas implementadas até o momento