Como recorrer?

Chamadas operadas pela CAPES:

1. Caso o candidato tenha justificativa para contestar o resultado do julgamento das propostas, poderá apresentar recurso, no prazo de 10 (dez) dias corridos, a contar da data da publicação no portal do Programa Ciência sem Fronteiras. 

2. O pedido de reconsideração deve estritamente contrapor o motivo do indeferimento, sendo claro, consistente e objetivo, não incluindo fatos novos, que não tenham sido objeto de análise anterior.

3.  Para recorrer contra os resultados oficiais divulgados, o candidato deverá acessar o mesmo sistema em que realizou sua inscrição, utilizar o formulário específico disponibilizado, e fazer o upload em formato PDF de até 5Mb.

Mais informações podem ser obtidas nos editais e regulamentos de cada Chamada.

4.  Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo. 


5.  O resultado sobre a reconsideração deverá ser apresentado em até 30 dias úteis após a sua interposição e será definitivo, não cabendo qualquer outro recurso.

 

Chamadas operadas pelo CNPq:

O candidato deverá encaminhar seu pedido pela Plataforma Carlos Chagas no prazo de no prazo de 10 (dez) dias corridos a contar da data da publicação do resultado no Diário Oficial da União. Após login na Plataforma, clique na aba Novo Usuário/Bolsista/Pesquisador>Propostas e Pedidos>Reconsideração. Clique no processo específico e preencha o formulário encaminhando em seguida ao CNPq. 

No caso de resultado provisório das Chamadas de Graduação, os candidatos não pré-selecionados poderão solicitar revisão de parecer clicando aqui. O prazo para o envio do pedido de revisão de parecer de pré-seleção é de 96 horas (4 dias) contados a partir da hora de divulgação do resultado provisório por meio da mensagem recebida pelo bolsista via e-mail. Este prazo inclui o dia da divulgação, considerar o horário de Brasília.

Sugerimos leitura atenta a Norma de Avaliação de Recursos pelo CNPq.